Nossos coordenadores visitaram o Rio de Janeiro, estreitando laços e compartilhando informações do Projeto Enetrix com instituições fundamentais para os setores de energia e diplomacia energética. Saiba mais sobre nossas conquistas na Cidade Maravilhosa.






Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Exploramos as inovações na pesquisa e desenvolvimento de soluções energéticas e buscamos parcerias técnicas para o nosso projeto.
Estavam presentes: Jeferson Soares, Assessor da Diretoria de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais, Gustavo Naciff, Superintendente Adjunto, e Hermani Vieira, Geógrafo da Superintendência de Meio Ambiente.
“A Enetrix tem um potencial enorme, inclusive, para usos geopolíticos, a cerca de transparência e para organizar informações das mais diversas que serão trabalhadas na plataforma” nos disse Jeferson Soares.
IFCH da UERJ. Trocamos idéias e perspectivas com especialistas em filosofia e ciências humanas, aumentando o alcance de parcerias dentro da universidade e cursos relacionados.
Estavam presentes: Jaime Antunes, diretor do IFCH e Mônica Lessa, vice-diretora do IFCH.
Plataforma CIPÓ. Colaboramos para impulsionar iniciativas tecnológicas no contexto energético entre a Cipó e a Enetrix, com foco no aumento e compartilhamento de dados disponíveis para alcançar cada vez mais pessoas e entidades do setor, bem como toda a sociedade.
Estava presente: Marília Closs, Gerente de Projetos da Plataforma CIPÓ.
“Impressionada. Fascinada. A Plataforma Enetrix tem uma grande liga com a Plataforma Cipó que certamente andarão de braços dados”, contou Marília Closs.
IESP da UERJ – Discussões enriquecedoras sobre as dimensões sociais e políticas das energias e diplomacia. Uma grande troca de saberes e entusiasmo na parceria que está para se estabelecer.
Estavam presentes: Carlos Milani, vice-diretor do IESP, coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (LABMUNDO-Rio) e do Observatório Interdisciplinar de Mudanças Climáticas, pesquisador sênior do CEBRI no núcleo de multilateralismo; Rubens Duarte, professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), coordenador do LABMUNDO-Rio e pesquisador do Observatório Interdisciplinar de Mudanças Climáticas (OIMC).
“Vislumbro um acordo e parceria com a Enetrix para a criação de publicação utilizando os dados trabalhados na Plataforma. São muitos os recursos oferecidos, da mesma forma que podem ser poderosos o uso dos seus dados”, disse Carlos Milani.
Para o Rio, a equipe do Projeto Enetrix contou com Iure Paiva, coordenador geral, Yuska Paola, gerente do projeto, Renan Holanda, de Relações Internacionais, e Jeoás Farias, da Comunicação.
“A recepção calorosa e o entusiasmo em torno do Projeto Enetrix nos impulsionam a alcançar o pleno desenvolvimento da plataforma, servindo à comunidade acadêmica e além, incluindo aí governos, empresas privadas, o terceiro setor, as universidades e a sociedade em geral”, compartilhou Iure Paiva, coordenador geral do Projeto Enetrix.
Convites Especiais:
A Missão Rio foi concluída com grandes conquistas, fortalecendo parcerias de cooperação com as entidades. Aproveitamos a oportunidade para convidar essas entidades para duas agendas importantes nos dias 14 e 15 de Março. A “Conferência Livre sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento da diplomacia energética brasileira e internacional”, e o “2º Simpósio do Projeto Enetrix: CTI aplicadas ao desenvolvimento da diplomacia energética brasileira e internacional”, ambas em João Pessoa, na Paraíba, na Fundação Casa de José Américo.
Essa missão foi apenas o começo de uma jornada promissora em prol da diplomacia energética mundial.